quinta-feira, 28 de março de 2013

Barragem do Alqueva - Aldeia da Luz


A barragem do Alqueva, como já referimos teve uma grave consequência, a deslocação da população, sendo que na época esta situação foi alvo de grande polémica.
Vista Aérea da Nova Aldeia da Luz

De acordo com Antunes et al (2006), a Aldeia da Luz, situada no concelho de Mourão ficou submersa devido à construção da barragem de Alqueva. Esta situação levou à deslocação dos habitantes da aldeia da luz foram para uma nova aldeia, situada a cerca de 2Kms da aldeia submersa, inaugurada a 20 de Novembro de 2002. A construção da nova aldeia foi a solução encontrada pela população e pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA) com objetivo de minimizar o impacte causado com a submersão da antiga aldeia. O museu da Luz foi também construído com intuito de preservar o património da antiga Aldeia da Luz e da região.


Antiga Aldeia da Luz
                                                        








                  
                                             



Referências Bibliográficas

Antunes, M. A,; Duarte, C. L. & Reino, P. J. (2006) Barragens em Portugal: de Vilarinho da Furna à Aldeia da Luz, com passagem pelo Douro Internacional, Revista Lusófona, CEPAD – Centro de Estudos da População Ambiente e Desenvolvimento – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias: Lisboa

EDIA – Empresa Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva, S.A (2012). Museu da Luz. Retirado a 26 Março 2013 de http://www.edia.pt/edia/index.php/museu-da-luz



3 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente blog!
    Curiosamente estava a fazer um projeto sobre barragens e inclusivamente tinha de referir algumas consequências das barragens por isso, esta publicação contribuiu para concluir o meu trabalho com sucesso. Continuação de um bom trabalho.
    Ana Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Rodrigues!

    Ficámos muito satisfeitas por de alguma forma ter contribuído para o desenvolvimento do seu projeto. Num tema tão polémico no nosso país é sempre importante debater este assunto, uma vez que a obtenção de energia é fundamental para o ser humano mas respeitando o meio ambiente.

    Cumprimentos

    Diana Antunes
    Rita Alves
    Vanessa Rainho
    Tânia Menino

    ResponderEliminar
  3. Foi por acaso que aqui vim parar e li com interesse os artigos.
    Quero referir que a fotografia publicada com o título "Antiga aldeia da Luz" é uma fotografia da atual igreja reconstruída na nova aldeia da Luz e foi publicada em 2006 a foto original que me parece ser a mesma em:
    http://olhares.sapo.pt/a-nova-aldeia-da-luz----igreja-foto801334.html

    ResponderEliminar