O porquê do tema?
Somos alunas da Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito da unidade curricular de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolveremos este blog sobre a temática das barragens.
Segundo o Plano Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelétrico-PNBEPH (2007), está previsto a construção de dez novas barragens, que têm levantado diversas discussões e polémicas, especialmente quanto ao facto de o investimento compensar ou não a energia produzida pelas mesmas (Ver Reportagem SIC: As Novas Barragens, 2011). Tendo em conta o atual cenário de crise, em que o aumento de impostos e corte nos apoios sociais é uma constante, temos curiosidade em perceber se o investimento nas barragens compensa os impactos ambientais (ver entrevista Correio da Manhã à Ministra Assunsão Cristas) e sociais da sua construção.
Com os vídeos abaixo, pretendemos que reflitam sobre:
- Num cenário de crise as novas barragens devem ou não ser construídas?
- Os benefícios das barragens compensam os prejuízos ambientais?
Referências Bibliográficas
Instituto da Água, IP; Direção Geral de Energia e Geologia& REN. (2007). Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelétrico. Instituto da Água, IP; Direção Geral de Energia e Geologia & REN: Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário